Quintas

A Companhia Agrícola do Sanguinhal é composta por três quintas: Quinta do Sanguinhal, Quinta das Cerejeiras e Quinta de São Francisco. Situadas na Região de Vinhos de Lisboa, mais concretamente na Região Demarcada de Óbidos. Todas as 3 Quintas situação no micro-clima proporcionado pela Serra de Montejunto e o Oceano Atlântico. Os seus vinhos são influenciados por este clima única, tendo uma frescura, equilíbrio e caracter únicos.

 

Quinta do Sanguinhal

Com as uvas da Quinta do Sanguinhal produzem-se os vinhos Quinta do Sanguinhal DOC Óbidos, bem como os IG Lisboa Sôttal branco Leve e os Sanguinhal varietais.

As vinhas desta quinta estão plantadas em encostas suaves, de solo argilo-arenosos com castas brancas (Moscatel Graúdo, Sauvignon Blanc, Vital e Verdelho) e castas tintas (Castelão, Touriga Nacional, Syrah, Aragonez, Merlot e Cabernet Sauvignon).

É na Quinta do Sanguinhal, que atualmente a família Pereira da Fonseca recebe quem quer conhecer o seu património único, dando ainda a provar os seus vinhos a milhares de visitantes por ano.

 

É também aqui que se situa uma das mais antigas destilarias da região de Lisboa, composta por vasos em cobre para a destilação de bagaços e duas colunas contínuas para a destilação de vinhos.

Faz também parte do legado desta quinta um dos maiores e mais antigos lagares da Península Ibérica, com prensas de fuso e vara (a mais antiga data de 1871).

A quinta tem também armazéns de envelhecimento de aguardentes e licorosos, bem como zonas de estágio de vinhos em barricas e em garrafa.

 

 

 

 

Quinta das Cerejeiras

A Quinta das Cerejeiras, além dos seus pomares de pera Rocha, tem excelentes vinhas onde é produzido o vinho Quinta das Cerejeiras Grande Reserva, D.O.C. Óbidos, uma das mais antigas e prestigiadas marcas portuguesas ainda em comercialização.

As vinhas da Quinta das Cerejeiras estão plantadas em encostas suaves, de solo argilo-arenoso e expostas a sul com castas brancas (Arinto, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Fernão Pires) e tintas (Castelão, Touriga Nacional, Aragonez e Syrah).

Na Quinta das Cerejeiras, no centro do Bombarral, pode visitar-se a casa onde viveu Abel Pereira da Fonseca, fundador desta empresa.

 

Projetada pelo arquiteto Norte Junior, é um dos ex libris desta vila centenária, marcando uma época áurea da arquitetura portuguesa da primeira metade do século XX.

É também nesta Quinta que se encontra a Capela Madre de Deus, que remonta ao século XVI, com as paredes e abóbada forradas com azulejos do século XVII. Apesar de ser propriedade particular, foi elevada à categoria de Igreja Matriz da Vila do Bombarral, depois de um incêndio ter destruído a anterior igreja matriz, e assim se mantendo há cerca de 40 anos, por cedência da família.

A funcionar nos antigos escritórios da empresa, a atual loja de vinhos confina ainda com a adega onde ainda hoje se podem ver os tonéis de carvalho, a balança de pesagem de cascos e vários objetos e equipamentos antigos ligados à produção de vinho e que formam o núcleo museológico da Companhia Agrícola do Sanguinhal.

 

 

 

 

Quinta de S. Francisco

Na Quinta de S. Francisco, localizada no Outeiro da Cabeça, no sopé da Serra de Montejunto e tendo vinhas nos Concelhos do Cadaval, Torres Vedras e Bombarral, é onde se encontra a maior área de vinha da Companhia Agrícola do Sanguinhal, É nas suas adegas que são produzidos e engarrafados todos os vinhos da empresa. Das suas vinhas nascem, entre outros o Quinta de S. Francisco DOC Óbidos, o DOC Óbidos mais premiado de sempre.

As vinhas da Quinta de S. Francisco estão plantadas em encostas declivosas de solo franco-argiloso, muito bem expostas a nascente e sul. As castas brancas são Arinto, Alvarinho e Fernão Pires e as tintas Castelão, Touriga Nacional, Touriga Franca, Syrah, Aragonez, Petit Verdot, Calladoc e Cabernet Sauvignon. Aqui, as uvas atingem um elevado grau de maturação o que permite a obtenção de vinhos licorosos de grande qualidade.

 

 

Visite-nos!

Voltar 

CONTACTOS
GERAL

Morada: Quinta das Cerejeiras
Apartado 5
2544-909 Bombarral

Tel: (+351) 262 609 190
Fax: (+351) 262 609 191

Email: info@vinhos-sanguinhal.pt
comercial@vinhos-sanguinhal.pt

 
LOJA

Bombarral

Morada: Quinta das Cerejeiras

Tel: (+351) 262 609 197
Tlm: (+351) 961 217 205

Horário:
2ª a Sábado e feriados
das 10h00 às 19h00

 
ENOTURISMO

Tel: (+351) 262 609 199
Tlm: (+351) 914 493 231
Tlm: (+351) 913 116 600

Email: enoturismo@vinhos-sanguinhal.pt

Horário:
2ª a 6ª
 - Visitas às: 10h30 e 15h00
Fins de Semana e feriados - Por marcação

 
COORDENADAS GPS

GPS (Qta das Cerejeiras): 39º 16' 72''N _ 9º 9' 13.84''W | GPS (Qta do Sanguinhal) 39º 15' 16.51''N _ 9º 8' 38.94''W

by NSprojects